LÍDER VENCE CONFRONTO DIRETO E DISPARA
Agora já são mais de 90% de chance de título. Líder desde a sexta rodada do campeonato, o Cruzeiro ampliou para nove pontos a vantagem sobre o segundo colocado, Internacional, depois de derrotar os gaúchos no confronto direto realizado no Mineirão. Agora está cada vez mais difícil para os adversários derrubar os mineiros. Não é para menos que as outras equipes parecem focar em objetivos bem diferentes.
O mais tenso deles é escapar do rebaixamento e o Palmeiras deu um passo importante nessa empreitada. Mesmo saindo perdendo para a Chapecoense, o Palmeiras pôs a faca nos dentes e virou para 4×2, com direito a hat-trick de Henrique, garantindo a saida do time do Z4. Por pouco a Chape não vai para nele. Sorte dela que o Botafogo perde para o Vitória por 2×1 no Barradão, afundou na tabela e ainda foi ultrapassado pelo Leão, seu companheiro de Z4. Outro que passou o Fogão foi o Criciúma, que venceu o Galo por 3×1, em casa, e freou os mineiros na quarta colocação. Por fim, com tantos membros dos grupo dos quatro últimos vencendo, o Coritiba acabou na lanterna mesmo, mas já teve o que comemorar. Com a vitória por 1×0 sobre o seu arqui-rival Atlético-PR, o Coxa respirou um pouco e não deixou seus adversários desgarrarem.
Verdade seja dita. Do décimo lugar para baixo, todos estão ameaçados. Apenas seis pontos separam o Goiás – hoje em décimo – do primeiro dos rebaixados. Sendo assim, o time esmeraldino deu logo seu jeito de ganhar do Figueirense por 1×0, ultrapassando os catarinenses na tabela. Mesma precaução não teve o Flamengo, que perdeu em casa por 1×0 para o Santos, e já vê o Z4 no retrovisor. Culpa, em parte, da dupla Geovânio e Robinho, que decidiu o clássico no Maraca. Já o Bahia ficou mais uma rodada fora da zona de rebaixamento, ao arrancar um empate em 1×1 com o Fluminense, no Mané Garrincha. Para os tricolores, complicou-se ainda mais a situação na briga pela Libertadores.
Chegando então na parte de cima da tabela, temos a briga pelas vagas na “Libertas”, onde quem se deu bem foi o Corinthians. Os paulistas se aproveitaram do tropeço do Flu e bateram o Sport por 3×0, colando em Galo e Grêmio, que possuem seus mesmos 43 pontos. Os tricolores gaúchos perderam uma chance de ouro de roubas a vaga do Galo, que hoje ocupa o quarto lugar, ao perderem em casa por 1×0 para o São Paulo. Com um gol de Rogério Ceni, o time do Morumbi abriu três pontos dos rivais e respira um pouco mais no G4.
Os dois primeiros, todo mundo sabe, fizeram mais uma das “finais antecipadas” do segundo turno. Mais de 50 mil pessoas no Mineirão e uma grande partida. O Cruzeiro, como de costume, dominou o jogo, fez dois e podia ter feito muito mais. Até pênalti perdeu. Momento esse, diga-se de passagem, que permitiu a melhor sequência do Inter na partida, com direito a um golaço de Alex. Mas no fim, o Cruzeiro esteve mais próximo do terceiro do que de sofrer o empate. No fim, a raposa venceu um jogo crucial, abriu nove pontos e chegou a 21 rodadas seguidas na liderança. No G4 desde a primeira rodada, os mineiros parecem mais do que cientes do que precisam fazer para conquistar o título. A contagem regressiva já pode começar? Faltam 19 pontos para garantir a taça e, se continuar a ganhar como vem ganhando, o Cruzeiro não deve demorar muito para confirmar o bicampeonato e seu quarto título Brasileiro.
Evidentemente, não poderia faltar a nossa seleção da rodada:
No Comment