Gregos surpreendem novamente e avançam à segunda fase
A Grécia venceu a Rússia, até então a sensação do Grupo A, por 1 x 0 e conquistou a vaga para a segunda fase da Eurocopa 2012.
Repetindo a tática que consagrou o futebol grego com o título da Euro 2004, os gregos conseguiram suportar a pressão Russa, que tem uma seleção muito mais qualificada tecnicamente.
Com a maioria da torcida presente no estádio de Vasóvia, os Russos começaram pressionando o ferrolho grego. Logo aos 10 minutos, Arshavin completou cruzamento de Dzagoev para defesa de Sifakis.
Os russos pressionaram durante todo o primeiro tempo mas não conseguiram marcar. No final da primeira etapa, na única jogada ofensiva de perigo dos gregos, o capitão do time Karagounis aproveitou sobra da defesa russa, invadiu a área sozinho e marcou o gol grego.
Na volta para a segunda etapa, os gregos mantiveram a tática inicial. Já Dick Advocaat, treinador russo, lançou Pavlyuchenko no lugar de Kerzhakov.
O jogo permaneceu igual à primeira etapa: a Rússia atacando e a Grécia se defendendo. Aos quinze minutos, Karagounis recebeu cartão amarelo e está suspenso da próxima partida da Grécia.
Com o então empate em 0 x 0 entre poloneses e tchecos no outro jogo do grupo, os russos estariam classificados mesmo com a derrota. Quando os Tchecos abriram o placar contra a Polônia, Advocaat trocou Glushakov por Pogrebnyak para aumentar o poder de fogo da equipe, mas o ferrolho grego continuou soberano.
Os Gregos agora irão enfrentar o primeiro colocado no Grupo B, que possivelmente será a Alemanha. Já os Russos, que começaram a competição voando ao golear os Tchecos por 4 x 1, acabaram eliminados de maneira supreendente.
A chance dos Gregos contra a Alemanha, ou até mesmo Dinamarca ou Portugal, que também podem se classificar em primeiro lugar no Grupo B, são pequenas, já que as outras equipes são mais qualificadas tecnicamente. Porém esse cenário é o preferido desta geração grega, já que sempre que são pintados como azarões, eles sempre arranjam um jeito de se superar na defesa e arrancar vitórias improváveis.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=-LusqyLhg4w&w=560&h=315]
GRÉCIA 1 x 0 RÚSSIA
Grécia: Sifakis; Maniatis, Tzavellas, Papadopoulos e Torossidis; Papastathopoulos, Karagounis (Makos), Katsouranis e Samaras; Salpingidis (Ninis) e Gekas (Holebas). Téc: Fernando Santos
Rússia: Malafeev; Anyukov (Izmailov), Ignasevich, Zhirkov e Berezutski; Shirokov, Denisov, Dzagoev e Glushakov (Pogrebnyak); Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko). Téc: Dick Advocaat.
Gol: Karagounis, aos 47 minutos do primeiro tempo.
Amarelos: Karagounis (GRE); Anyukov, Zhirkov, Dzagoev (RUS).
Árbitro:Jonas Eriksson (SUE). Auxiliares: Stefan Wittberg (SUE) e Mathias Klasenius (SUE) .
Estádio: Nacional, em Varsóvia (Polônia).
No Comment