Itália empata com a Croácia e coloca em risco sua classificação
A Croácia sempre foi um adversário indigesto para a Itália, que venceu apenas uma partida das sete realizadas. Mas dessa vez, a Itália vacilou e cedeu um empate num jogo em que a vitória estava bem encaminhada.
A Itália, tradicionalmente defensiva, partiu pra cima e realizou uma blitz no inicio da partida. Logo de cara, Balotelli levou perigo ao gol croata por duas vezes, aos 3, chutando por cima do gol de Pletikosa e aos 11, chutando sobre o zaga. Marchisio perdeu no rebote. A Itália claramente dominava a partida e tinha mais posse de bola. Balotelli, que tentava se recuperar do mau começo na Euro 2012, perdeu mais uma chance ao 16, chutando forte da entrada da área, para defesa de Pletikosa.
Cassano era a principal peça da Itália, na armação pela direita. Aos 37, na melhor chance do jogador do Milan, ele recebeu na área cortou o zagueiro chutou para grande intervenção de Pletikosa, que ainda salvou o rebote nos pés de Cassano. De tanto insistir, o gol saiu. Numa falta no bico esquerdo da área, Pirlo cobrou no canto, com a categoria que lhe é peculiar, inaugurando o placar. Na empolgação, Cassano ainda perdeu uma chance no fim do 1º tempo, cabeceando para fora, num escanteio.
No segundo tempo, a Croácia resolveu correr atrás do resultado. Logo no começo, Modric recebeu na entrada da área e perdeu grande chance, chutando fraco, nas mãos de Buffon. O jogo continuou morno e sem muitas chances. Os croatas não conseguiam criar, pela pouca qualidade, e a Itália voltou ao seu estilo clássico e postou-se defensivamente, para manter o resultado, subindo raramente para os contra-ataques. Num desses, Balotelli, perdeu mais uma chance e acabou com a paciência do técnico italiano, que o substituiu por Di Natali.
Logo depois, a Croácia empatou. Mesmo sem melhorar seu futebol o goleador Mandzukic aproveitou cruzamento da esquerda para finalizar, após falha do zagueiro Chielini. O gol foi um banho de água fria para a Itália que se mostrou sem poder de reação. O jogo se arrastou até o fim com morosidade, pelo medo que as duas equipes tinha de se arriscar.
Nessas circunstancias a Itália só se classifica vencendo e ainda assim depende do resultado de Croácia e Espanha. As coisas se complicaram para a Azurra, que pode repetir o mau desempenho da última Euro, quando caiu na primeira fase.
ITÁLIA 1 X 1 CROÁCIA
Itália: Buffon; Maggio, Bonucci, Chiellini e Giacherini; De Rossi, Marchisio, Motta (Montolivo) e Pirlo; Balotteli (Di Natale) e Cassano (Giovinco). Téc: Cesare Prandelli.
Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Schildenfeld e Strinic; Vukojevic, Modric, Perisic (Pranjic), Rakitic; (Kranjcar) e Jelavic (Eduardo). Téc: Slaven Bilic.
Gols: Pirlo, aos 38 min do 1º tempo e Mandzukic , aos 25 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Thiago Motta e Montolivo(Itália); Schildenfeld (Croácia)
Estádio: Municipal de Poznan (Polônia)
Árbitro: Howard Melton Webb (ING) Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ING)
No Comment