GP DO AZERBAIJÃO
Uma das etapas mais exóticas da nova Fórmula 1 acontece em Baku, que é a capital do Azerbaijão e tem aproximadamente três milhões de habitantes. Tem um circuito de rua muito curioso e passa até pela maior bandeira hasteada do mundo (com 162m de altura na Praça da Bandeira Nacional)!
O CIRCUITO DA CORRIDA
O Circuito Urbano de Baku foi montado na capital do Azerbaijão e possui muitas características interessantes:
- possui uma longa reta dos boxes de 1,5 quilômetros de extensão (a maior entre os atuais circuitos da Fórmula 1);
- algumas de suas curvas possuem um ângulo de 90º em sua composição;
- há trechos do mesmo aonde a largura da pista permite no máximo a passagem de um só carro, como na já denominada “Curva do Castelo”.
O circuito atravessa partes antigas e novas da cidade de Baku em um traçado que parece ser uma espécie de Circuito de Cingapura melhorado. Ele é composto por 20 curvas e algumas retas, nos seus 6003 metros. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 51 vezes para que se conheça o vencedor da etapa azerbaijana da Fórmula 1. O traçado do circuito pode ser visto na figura a seguir.
DADOS HISTÓRICOS
Como GP da Europa de 2016, o alemão Nico Rosberg da equipe Mercedes foi o vencedor da única corrida realizada em solo azerbaijano.
A pole mais rápida foi feita por Lewis Hamilton pela Mercedes em 2017 com o tempo de 1min 40s 593 e a volta mais rápida foi feita por Nico Rosberg em 2016, também pela Mercedes com o tempo de 1min 46s 485.
No Comment