O AUGE DO HANDEBOL DINAMARQUES
Depois de três vices, a Dinamarca finalmente conquistou o mundial de handebol masculino. Em casa, diante de 15 mil espectadores no Jyske Bank Boxen de Herning, os dinamarqueses superaram a Noruega com uma vitória por 31×22, fazendo a festa da sua torcida. O maior momento do esporte no país escandinavo.
O handebol é um dos esportes mais populares da Dinamarca. Porém, entre os homens, o país demorou um pouco a transformar sua tradição no esporte em resultados. Seus únicos títulos, eram os Europeus de 2008 e 2012 (que, como visto, demoraram a sair). Em mundiais, de 38 à 2009, figurou entre os quatro primeiros oito vezes, sendo um vice e um terceiro lugar. Em 2011 e 2013, perdeu duas finais seguidas, para França e Espanha. Em 2015 e 2017, sequer chegou às semifinais. Em Jogos Olímpicos, tinha apenas um quarto lugar, até os Jogos do Rio. Foi quando a chave virou.
Os dinamarqueses fizeram a maior campanha de sua história em terras cariocas. Numa final histórica, venceu a poderosa França por 28×26, conquistando sua primeira medalha na história do handebol masculino em Olimpíadas. E logo a de ouro. E o embalo seguiu para o Mundial, que sediaria ao lado da Alemanha.
No Mundial, a Dinamarca foi soberana. Dez vitórias nos dez confrontos realizados. Duas vitórias sobre a Noruega e uma vitória sobre a França, tão marcante quanto a conquistada no Rio.
Além do MVP do campeonato, Mikkel Hansen, outros destaques dessa geração vitoriosa são Lasse Svan, Rasmus Lauge, Morten Olsen e o goleiro Niklas Landin, além do comandante Nicolaj Jakobsen.
É difícil dizer até quando esse esquadrão escandinavo manterá seu alto nível de desempenho, mas com certeza podemos dizer que a Dinamarca vive seu auge no handebol.
No Comment