HUNGARORING: ONDE PASSAR É UMA ARTE
Uma novidade pintou na temporada de Fórmula 1 de 1986: pela primeira vez uma etapa do campeonato foi realizada em um país do (antigo) bloco comunista europeu, a Hungria, no novo e extremamente travado circuito de Hungaroring. A pista é até hoje uma das mais travadas e estreitas da Fórmula 1 onde ultrapassar é quase impossível, mesmo com os carros hoje contando com as asas traseiras móveis.
Mesmo com tantas dificuldade, duas das ultrapassagens que passaram para a história da Fórmula 1 foram realizadas lá. E ambas protagonizadas por pilotos brasileiros. Na primeira corrida realizada por lá, Nelson Piquet protagonizou uma das ultrapassagens mais incríveis da categoria, sobre um compatriota, simplesmente um tal de Ayrton Senna. No vídeo abaixo podemos ver a manobra e a explicação de como o mesmo conseguiu tal proeza.
Já em 2010 os protagonistas foram o brasileiro Rubens Barrichello e o alemão Michael Schumacher, onde Rubinho, por muito pouco não bateu no muro da reta dos boxes. Ele conseguiu superar o alemão em outra ultrapassagem que passou para a história da Fórmula 1. A manobra e seus desdobramentos podem ser vistos no vídeo a seguir.
Voltando para 2014, Hamilton pode se tornar este ano e de modo isolado, o maior vencedor da história de GPs da Hungria. O que seria bom para ele, visando reduzir a diferença ou até retomar a liderança do mundial de pilotos, no duelo doméstico com seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Duelo esse que promete ser acirrado até o final da temporada.
O circuito da corrida
O travado circuito de Hungaroring localizado em Mogyorod, na Hungria, se configurou como uma prévia dos circuitos que começaram a invadir a Fórmula 1 a partir do final dos anos 90.
Com retas curtas e incríveis 16 curvas em pouco mais de 4.381 metros (após algumas modificações, pois o mesmo media inicialmente 3.978 metros) só não é pior de se executar uma ultrapassagem que o circuito de rua de Mônaco entre os circuitos atuais da Fórmula 1. Além disto, possui uma pista estreita (com média de 10 metros de largura), o que torna a tarefa de quem deseja executar uma ultrapassagem mais complicada ainda. O traçado atual pode ser visto na figura abaixo.
A corrida da Hungria é caracterizada pelas altas temperaturas e tempo seco. Mas este ano pode ser que ocorra chuva por lá. Uma das poucas vezes em que a chuva deu as caras na Hungria, foi em 2011, corrida que foi vencida pelo inglês Jenson Button.
Dados históricos
Nas 28 edições realizadas até agora do GP da Hungria desde 1986, 15 pilotos diferentes venceram lá. O brasileiro Nelson Piquet foi o primeiro vencedor, em 1986.
Os maiores vencedores do GP da Hungria são o alemão Michael Schumacher e o inglês Lewis Hamilton com 4 vitórias cada, seguidos pelo brasileiro Ayrton Senna, com 3 vitórias. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 11 vitórias, seguida pela Williams com 7 vitórias.
A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2010 com o tempo de 1min 18s 773 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher em 2004, pela Ferrari com o tempo de 1min 19s 071 (com os carros com motores V10).
Expectativa para a corrida
O talento de Hamilton ou a constância de Rosberg? Quem levará a taça de campeão do mundial de pilotos em 2014.
Mesmo com o campeonato ainda na metade não há dúvidas de que o campeão será um dos dois. Agora esta comparação baseia-se no que foi o campeonato até agora. Enquanto Hamilton já protagonizou grandes corridas nesta temporada, incluindo a última em que ele arrancou de 20º na largada e chegou em terceiro e obteve mais vitórias até agora, Nico Rosberg pontuou em 9 das 10 corridas disputadas até agora, sempre em primeiro ou em segundo lugar.
Por esta constância é que o alemão lidera até agora a maior parte da temporada de 2014. Mas na Hungria Hamilton deve se sobressair sobre Rosberg. O inglês já venceu por lá 4 vezes e se ganhar a quinta será sozinho o maior vencedor de corridas de Fórmula 1 em Hungaroring.
Agora este ano pode ser que a chuva dê as caras neste final de semana por lá. O que não é muito comum. Chance para Felipe Massa tentar espantar o azar que vem o acompanhando nas últimas corridas. Nas últimas 4 corridas se acidentou em 3, sendo que nas duas últimas ainda na primeira volta.
Seu companheiro Valtteri Bottas vem de 3 pódios seguidos e a Willians só não assumiu até agora a vice liderança no mundial de construtores porque só vem pontuando com um dos carros.
Está na hora do Massa “se benzer” e aproveitar o bom momento dos carros da Willians e ajudar a equipe inglesa a alcançar a vice-liderança no mundial de construtores.
Horários:
Classificação – 26/07/2014 (sábado), 09:40h (horário de Brasília), a Globo fará novamente a “barbeiragem” de só mostrar o final do treino de classificação.
Corrida – 27/07/2014 (domingo), 08:40h (horário de Brasília) também transmitida pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
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