Home»Futebol Internacional»Champions League»BELA GUTTMAN E A MALDIÇÃO QUE EMPERRA O BENFICA

BELA GUTTMAN E A MALDIÇÃO QUE EMPERRA O BENFICA

0
Shares
Pinterest WhatsApp
Bela no auge de sua carreira como técnico. FOTO: Benfica
Bela no auge de sua carreira como técnico. FOTO: Benfica

Na última quarta feira o Benfica empatou em 0x0 com o Sevilla, no Juventus Stadium em Turim, na decisão da UEFA Europa League. Na disputa de pênaltis, o Sevilla venceu por 4×2 e ficou com a taça. Novamente, mesmo com um time melhor e mais futebol que o adversário, os benfiquistas não puderam comemorar um título continental. De quem foi a culpa da derrota? Do goleiro Beto, do Sevilla, ou de algum jogador do Benfica? Nada disso. Para boa parte dos torcedores a culpa é de Bela Guttman.

Guttman é um ex-jogador e técnico húngaro, com passagens pelo Újpest FC, Milan, Porto e até pelo São Paulo, onde foi campeão paulista de 1957. Mas porque a culpa dos fracassos do Benfica seriam desse senhor que faleceu em 1981?

A equipe do benfiquista da década de 60 marcou época e rompeu paradigmas no futebol do velho continente. Numa época de reinado do Real Madrid, o Benfica foi bicampeão da Champions League (na época Taça dos Campeões), dando espetáculo e revelando ao mundo o “Pantera Negra” Eusébio, revelado por Bela Guttman. Sob o comando do técnico húngaro, o Benfica viveu sua melhor fase. Mesmo com todo o sucesso, a diretoria do clube se negou a pagar uma bonificação a Guttman pelos títulos e, como não teve seu salário reajustado o treinador deixou a equipe indignado pelo desprestígio junto aos dirigentes.

O técnico húngaro ao lado das duas taças da Champions. FOTO: Benfica.
O técnico húngaro ao lado das duas taças da Champions. FOTO: Benfica.

Reza a lenda que, na época de sua saída, Bela teria declarado em uma entrevista que nem em cem anos uma equipa portuguesa seria bicampeã europeia e o Benfica jamais ganharia uma Taça dos Campeões sem ele. Em parte ele se enganou, pois o Porto venceu duas Champions, apesar de não serem consecutivas. Em outra ele acertou em cheio. O Benfica vive desde então um duro jejum de títulos continentais, reforçado mais recentemente por dois vice-campeonatos seguidos da UEFA Europa League. Já foram cinco finais de Copa dos Campeões perdidas (1963, 1965, 1968, 1988 e 1990) e três de Copa da Uefa e Liga Europa (1982, 2013 e 2014). Nem uma estátua do técnico, inaugurada no novo Estádio da Luz, em Lisboa, aliviou a chamada “Maldição de Gutman”. Já são mais de 50 anos de seca.

A verdade é que, por bem ou por mal, Bela Guttman ficou para a história dos Águias.

Desolação do time benfiquista após a perda de mais um título continental. FOTO: UEFA
Desolação do time benfiquista após a perda de mais um título continental. FOTO: UEFA
Previous post

DEU ÁGUA NO ITAQUERÃO, GANSO NO MARACA E INTER NA PONTA

Next post

JOGADAS DA SEMANA | Grohe "Banks", golaços e NBA em destaque

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *