Home»Futebol Internacional»Euro 2012»Itália despacha a Inglaterra nos pênaltis, e agora enfrenta a Alemanha

Itália despacha a Inglaterra nos pênaltis, e agora enfrenta a Alemanha

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A Itália será a adversária da Alemanha nas semifinais da Euro 2012. A Azurra garantiu vaga após bater a Inglaterra nos pênaltis, após o primeiro 0 x 0 desta edição da Euro.

Os italianos foram melhor durante praticamente toda a partida. A equipe de Cesare Prandelli manteve a posse de bola e finalizou mais, e teve um gol bem anulado de Nocerino. Já os ingleses atuaram de maneira defensiva, e tiveram poucas chances nos contra ataques, principalmente por erros individuais de seus jogadores de frente.

Apesar do domínio italiano, o início da partida foi muito movimentado, tendo uma bola na trave de De Rossi e uma ótima chance de Glen Johnson de frente para Buffon, que fez defesa espetacular. Pouco depois, Rooney deu um peixinho mas cabeceou para fora. Balotelli recebeu lançamento, ficou cara a cara com Hart, mas Terry chegou a tempo de impedir o gol da Itália. Balotelli teve outra chance após lançamento de Montolivo, mas Hart fez boa defesa. Em contra ataque, Welbeck tabelou com Rooney e bateu para fora.

Na segunda etapa, os Italianos criaram as melhores chances. Em uma delas, De Rossi arriscou de longe, Hart rebateu para sua frente, Balotelli chutou no rebote mas o goleiro do Manchester City fez mais uma grande defesa. Pelo ataque inglês, somente a reclamação de dois puxões em cobranças de falta, um em Terry e o outro em Lescott, mas que não configuraram pênaltis.

Prandelli lançou Diamanti e Nocerino nos lugares de De Rossi e Cassano, para dar sangue novo em uma equipe que demonstrava cansaço. Aos 43 minutos, Nocerino recebeu passe dentro da área mas chutou para mais uma defesa de Hart. Já a Inglaterra teve a última chance da partida com Rooney, de bicicleta, mas a bola foi para fora.

Na prorrogação, o cansaço inglês levou a equipe a ficar ainda mais postada na defesa, e as chances mais uma vez foram italianas. Aos 11 minutos, Diamanti tentou cruzar e acertou a trave de Hart. Já aos nove minutos da segunda etapa, Nocerino cabeceou para as redes, mas estava em posição de impedimento.

A prorrogação terminou, e a Azurra teve 35 finalizações em toda a partida, sendo 10 só de Balotelli. Já a Inglaterra teve apenas 9, o que evidencia uma maior volúpia ofensiva da parte dos italianos.

Como sempre, os pênaltis proporcionam um dos momentos mais tensos do futebol. Balotelli cobrou muito bem a primeira penalidade, seguido por Gerrard que também foi perfeito. Na segunda rodada, Montolivo bateu para fora e Rooney colocou os ingleses na frente. Pirlo cobrou com cavadinha e empatou jogando a pressão para Ashley Young, que perdeu sua cobrança. Em seguida Nocerino colocou a Itália à frente, e Ashley Cole, que havia batido muito bem na final da Champions League quando foi campeão pelo Chelsea, não foi feliz desta vez e Buffon fez defesa firme. Na última cobrança, Diamanti deslocou o goleiro Hart e marcou para classificar a Itália para as semifinais.

O resultado foi amplamente merecido para os italianos, que buscaram a vitória durante toda a partida, e mostraram estar em melhor forma física e técnica que os ingleses. Pirlo mais uma vez foi sensacional, comandando o meio campo italiano com passes e lançamentos precisos, além de ter cobrado o pênalti de maneira espetacular, com uma ousadia que desconcentrou os ingleses. A Itália chega bem para enfrentar uma forte Alemanha, que vem com 100% de aproveitamento e é a favorita no confronto.

Aos ingleses resta a lamentação de mais uma derrota nos pênaltis, e uma campanha que já demonstrava ser o máximo que essa equipe conseguiria. Após várias lesões, o acerto com Roy Hodgson na última hora e uma equipe que tem jogadores que jogam muito aquém do que jogam por seus clubes, os ingleses fizeram o seu máximo. Agora fica o espaço para o trabalho nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Com uma geração talentosa, mas envelhecida, o trabalho de renovação deve começar a ser feito já em agosto.

Pelas semifinais, Alemanha e Itália se enfrentam na quinta feira em busca do sonho de mais uma final de Eurocopa.

INGLATERRA (2) 0 X (4) 0 ITÁLIA

Inglaterra: Hart, Johnson, Lescott, Terry, Cole, Milner (Walcott), Parker (Henderson), Gerrard, Young, Rooney e Welbeck (Carroll). Técnico: Roy Hodgson

Itália: Buffon, Balzaretti, Abate (Maggio), Barzagli, Bonucci, Marchisio, De Rossi (Nocerino), Montolivo, Pirlo, Balotelli e Cassano (Diamanti). Técnico: Cesare Prandelli

Amarelos: Barzagli, Maggio (Itália)

Árbitro: Pedro Proença (POR) Auxliares: Bertino Miranda (POR) e Ricardo Santos (POR)

Estádio: Olímpico de Kiev, Kiev, Ucrânia. Data: 24/06/2012.

Previous post

A comemoração dos Kings

Next post

Com final da sexta rodada, Brasileirão começa a ganhar força

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *