Itália joga com a “faca nos dentes”, vence e se classifica
Existem coisas que não mudam na Itália. Seu futebol continua envolvido em escândalos, continua com dificuldades de renovação da seleção, continua se complicando nas competições e… continua se classificando de forma dramática. Dessa vez, foram os gols de Cassano e do candidato a renegado, Mario Balotelli, que salvaram a Azurra de uma eliminação precoce na Euro.
Cesare Prandelli escalou a equipe no 4-4-2, adiantando De Rossi para o meio, e com Cassano e Di Natale no ataque. A Irlanda não abandonou sua tática, e jogou com sua defesa bem montada, aos moldes do seu treinador, o italiano Giovanni Trapatonni.
Como era esperado, a Itália começou no ataque, porém, talvez pelo nervosismo, encontrou dificuldades para passar pelo ferrolho irlandês. Aos 30 minutos, a Itália fez uma blitz no gol do goleiro Given. Em um dos lances de perigo, De Rossi arriscou de longe, Given foi mal, mas a bola saiuem escanteio. Nacobrança, Cassano subiu na primeira trave, desviou e marcou o primeiro gol italiano, que daria a classificação em primeiro lugar do grupo, já que Espanha e Croácia empatavam em 0 x 0.
Na segunda etapa, as seleções voltaram sem modificações, nem nas escalações, nem na tática de jogo. A Itália seguiu pressionando, mas em pouco tempo viu sua volúpia ofensiva cair drasticamente. Com medo de uma catástrofe, Prandelli lançou Diamanti e Balotelli, nos lugares de Cassano e Di Natale. E o segundo gol italiano foi marcado pelo, digamos, controverso atacante do Manchesterr City. Após nova cobraça de escanteio, Balotelli acertou um lindo voleio e marcou. Na comemoração, quando parecia que ele iria sair falando suas bobagens, Bonucci o conteve antes que o pior ocorresse.
Agora os italianos, que passaram em segundo lugar, esperam a definição do Grupo D para conhecer o seu adversário nas quartas de final. A Itália continua jogando da mesma maneira que a consagrou na sua historia. Jogo fechado, boa marcação, mas faltam jogadores mais decisivos no ataque. Cassano e Di Natale são ótimos jogadores, mas não tem o calibre de estrelas do futebol internacional. Balotelli tem grande talento, mas pode por tudo a perder em um lance absolutamente infantil.
O futebol italiano merece todo o respeito que pudermos conceder, mas a parada promete ser dura contra qualquer adversário que vier.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kI65XNekG0E&w=560&h=315]
ITÁLIA 2 X 0 IRLANDA
ITÁLIA: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini (Bonucci) e Balzaretti; De Rossi, Marchisio, Thiago Motta e Pirlo; Cassano (Diamanti) e Di Natale (Balotelli). Técnico: Cesare Prandelli
IRLANDA: Given; St Ledger, O’Shea, Dunne e Ward; Whelan, McGeady (Long), Andrews e Duff; Doyle (Walters) e Keane (Cox). Técnico: Giovanni Trapattoni
Gols: Cassano, aos 35 min. do1º tempo, e Balotelli, aos 45 min. do 2º tempo.
Cartões amarelos: Balzaretti e De Rossi (itália); St. Ledger, O’Shea e Andrews (Irlanda)
Local: Estádio Municipal de Poznan, em Poznan (Polônia)
Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)
No Comment