JAPÃO 2007 | CHUVA, CONFUSÃO E O DUELO MASSA VS. KUBICA
No GP do Japão não é muito difícil que chova. Corridas na chuva sempre estão no limite entre provocar tragédias e propiciar atuações antológicas. E a história de hoje relembrará mais um GP “molhado” na história da Fórmula 1.
O artigo de hoje relembrará o GP de 2007, marcado por uma chuva torrencial e por uma sensacional disputa de posição na última volta entre os pilotos Felipe Massa, na época pela Ferrari e o polonês Robert Kubica, na época pela BMW Sauber.
Naquela tarde de 30 de setembro de 2007, Fuji recebeu uma fortíssima chuva que fez com que as 18 primeiras voltas foram da corrida fossem disputadas com o safety-car na pista. Mesmo nessas condições, as Ferrari tiveram que ir aos boxes para colocar pneus de chuva extrema, para evitar que seus pilotos se acidentassem. O erro grosseiro de estratégia colocou Kimi Räikkönen e Felipe Massa em 20º e 21º lugar, respectivamente.
Alonso e Hamilton estavam nas duas posições e Vettel passou ao terceiro posto, após ultrapassar Button e Mark Webber. Entretanto, as paradas nos boxes levaram Alonso para 10º e Hamilton para 6º.
O espanhol viu que teria trabalho e cinco voltas mais tarde, na 41ª, já era o quinto. Mas com pista molhada o risco era grande e Alonso rodou sozinho e deixou a prova. Se até então ele pensava em título, ali viu suas chances minguarem, pois seu companheiro de McLaren, Hamilton, já era segundo e herdaria a ponto assim que Fisichella fosse para os boxes. Apesar do dilúvio em Fuji, apenas Alexander Wurz e Alonso haviam deixado a prova.
Dois pilotos que se destacavam eram Kovalainen e Räikkönen. O piloto da Renault largou em 13º e já estava em terceiro na volta 48. O ferrarista, depois da presepada do início da prova, já era o quinto. Mas eles tiveram ajuda.
Três voltas antes, o ímpeto e a inexperiência pesaram contra Vettel. “Hamilton resolveu testar os freios durante um safety-car. Webber viu e freou sua Red Bull, mas Vettel não conseguiu fazer o mesmo com sua Toro Rosso e o choque foi inevitável. Naquele momento, Vitantonio Liuzzi era o quarto com a outra Toro Rosso e a Red Bull viu desfeito o sonho de ter três pilotos entre os quatro primeiros colocados” (trecho retirado do site grandpremio.com).
Ao contrário de 9 voltas atrás, já era vários os abandonos. Com isso, Kovalainen era o segundo, o que até o momento era o auge da sua carreira. Massa, já era o terceiro. Com a parada de Massa nos pits, Räikkönen pulou para terceiro. Faltavam ainda dez voltas, mas Heikki era cauteloso e não permitia a aproximação do compatriota da Ferrari. Assim, conquistou seu primeiro pódio na F1.
Hamilton venceu e abriu 12 pontos para Alonso e 17 para Kimi quando faltavam apenas duas etapas para o fim da temporada: China e Brasil. A história teve um fim trágico para o inglês, que por erros excessivos, viu o título cair no colo do finlandês por um ponto.
Mas precisamos justificar o título do post. Um dos personagens principais só aparece agora! O momento mais emocionante da prova ficou para a volta final, num duelo entre Massa e Robert Kubica, da BMW. “O brasileiro voltou dos pits em nono e, junto com o polonês, passou Rubens Barrichello e Nick Heidfeld. Na última volta, Massa encostou em Kubica e eles fizeram toda a volta grudados, disputando a posição, com direito a fechadas e saídas de pista, numa disputa que lembrou o duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux, no GP da França de 1979. Na última curva, Massa passou Kubica e ganhou a sexta posição” (trecho retirado do site grandepremio.uol.com.br).
Esta incrível disputa pode ser vista no vídeo a seguir a partir da visão da câmera “on board” do carro de Felipe Massa.
Quer saber mais sobre a história do GP da Japão de F1? Nos deixamos um artigo prontinho para você aqui. Veja também as equipes e os pilotos da temporada 2017.
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