UMA PILOTAGEM DE CAMPEÃO DO MUNDO
Espetacular. Não há outro adjetivo para definir a vitória de Lewis Hamilton no GP de Cingapura. Após andar por 40 voltas com um jogo de pneu supermacio e conseguir abrir quase de 25 segundos de vantagem após o Safety Car sair da pista, com estes mesmos pneus, o inglês conseguiu vencer mais uma corrida e, contando com o abandono de Nico Rosberg, assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Os pilotos da Red Bull, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Felipe Massa fez uma boa corrida e, com uma tática de fazer um pit stop a menos, chegou em quinto lugar, novamente à frente de Valtteri Bottas, que desta vez não pontuou. A próxima corrida será realizada no Japão, em Suzuka, no dia 05 de outubro, às três horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Antes da largada já aconteceu algo inesperado. A Mercedes de Nico Rosberg não pegou para a volta de apresentação, por causa de problemas no volante, obrigando o piloto a ir para os boxes e a largar em último. Kamui Kobayashi também ficou pelo caminho durante a volta de apresentação.
A largada foi limpa, mas bem movimentada. Hamilton manteve a primeira posição. Alonso largou bem e chegou a estar em segundo, mas passou reto em uma curva e, para não sofrer uma punição, cedeu o segundo lugar para Vettel. Ricciardo ficou em quarto, Raikkonen subiu para quinto e Massa manteve a sexta posição, após recuperar duas posições com uma disputa dos carros da McLaren. Button, Bottas, Magnussen e Kvyat completavam o top 10 ao final da volta 6.
Na volta 8, Vergne supera Kvyat e assume o 10º lugar. Sutil foi o primeiro piloto a realizar um pit stop, na volta 8. E Hulkenberg na volta 9. Enquanto isto, Rosberg sofria com os problemas do seu volante e não conseguia ultrapassar a Caterham de Ericsson. Massa, Kvyat e Grosjean fizeram seus pit stops na volta 10; Raikkonen, Bottas, Vergne e Maldonado na volta 11; Vettel, Alonso e Ricciardo na volta 12; e Hamilton e Magnussen na volta 13. Na volta 14, Rosberg foi fazer seu pit stop, trocou de volante de novo, mas como não conseguiu resolver o problema, abandonou a corrida.
Na volta 16, Gutiérrez e Bianchi fizeram seus pit stops. As 10 primeiras posições ao final de 16 voltas eram: Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo, Massa, Raikkonen, Bottas, Button, Vergne, e Magnussen. Gutiérrez abandonou a corrida na volta 19 e Chilton fez seu segundo pit stop na volta 20.
Alonso iniciou uma “caçada” a Vettel e começou a diminuir a diferença entre eles, volta após volta. Enquanto isso, Massa fez seu segundo pit stop na volta 23, Bottas na volta 24, Alonso na volta 25, Vettel e Raikkonen na volta 26, Hamilton na volta 27 e Ricciardo na volta 28. Ao final dessa volta, os 10 primeiros eram: Hamilton, Alonso, Vettel, Ricciardo, Button, Massa, Raikkonen, Bottas, Vergne, e Magnussen.
Na volta 31, numa disputa com Sutil, Pérez quebrou parte do bico do carro. Por causa da sujeira na pista que o acidente deixou na pista, o Safety Car foi acionado e alguns pilotos fizeram mais uma vez pit stops.
Durante as voltas de Safety Car foi visto algo inusitado: Masgnussen colocava alternadamente as mãos para fora do carro para “refrescar-se” um pouco. Além do calor, a umidade é muito alta em Cingapura.
A relargada ocorreu na volta 38, de maneira limpa. Duas voltas depois Hamilton já tinha mais de 3 segundos de vantagem sobre Vettel. Ricciardo seguia o alemão de perto e os outros já estavam mais ou menos 1 segundo de diferença. Enquanto isso, Sutil abandonou a corrida na volta 41.
Como não houve ultrapassagens os 10 primeiros ao final da volta 41 eram: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Button, Raikkonen, Vergne, e Magnussen. Kvyat fez mais um pit stop na volta 44, enquanto Vergne e Pérez fizeram na volta 45.
A esta altura da corrida, Hamilton tinha que operar um “milagre” para garantir a vitória, pois precisava fazer mais um pit stop e seu carro já andava no limite, com pneus supermacios. No final da volta 47, a diferença entre Hamilton e Vettel já era de 20 segundos. Nessa mesma volta, Magnussen fez mais um pit stop. Na volta seguinte Pérez fez uma bela dupla ultrapassagem para assumir o 14º lugar.
Hamilton finalmente realizou seu terceiro pit stop, na volta 53, voltando em segundo, atrás de Vettel. Entretanto, a diferença entre carros e pneus era tão grande, que no meio da volta seguinte Hamilton recuperou a primeira posição e o “milagre” foi operado. Enquanto isso, Button saiu da corrida por problemas em sua McLaren. Faltando 6 voltas para o final da corrida os 10 primeiros eram: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Raikkonen, Hulkenberg, Vergne e Magnussen.
As voltas finais foram marcadas pela perseguição de Alonso e Ricciardo a Vettel e o “blocão” formado por Bottas, Raikkonen, Hulkenberg, Vergne, Hulkenberg e Magnussen. No final das contas, Vettel, Ricciardo e Alonso ficaram nas mesmas posições. Já no “blocão”, destaque positivo para Vergne, que superou 3 pilotos e chegou em sexto lugar. O destaque negativo ficou por conta de Bottas, que adotou uma tática de parada nos boxes semelhante à de Massa, mas não conseguiu se sustentar e ficou somente em 11º lugar.
Enquanto isso, Hamilton venceu a corrida tendo percorrido somente 60 das 61 voltas previstas, pois o limite de 2 horas da corrida já havia sido superado quando o inglês completou a volta de número 60.
Resultado final do GP de Cingapura:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 2h00m04s795
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +13s5
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +14s2
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +15s3
5) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +42s1
6) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +56s8
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +59s0
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1m00s6
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m01s6
10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1m02s2
11) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m05s0
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m06s9
13) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1m08s0
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1m12s0
15) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +1m34s1
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1m34s5
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +1 volta
Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 52 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 40 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 17 voltas
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 13 voltas
Kamui Kobayashi (SUE/Caterham-Renault) 0 voltas
Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m50s417, na 39ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 241 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 238 |
3 Daniel Ricciardo (ALE/RBR-Renault) | 181 |
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 133 |
5 Sebastian Vettel (AUS/RBR-Renault) | 124 |
6 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 122 |
7 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | 72 |
8 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 72 |
9 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 65 |
10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 45 |
11 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 45 |
12 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) | 39 |
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) | 19 |
14 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 8 |
15 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) | 8 |
16 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) | 2 |
17 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) | 0 |
18 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) | 0 |
19 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 0 |
20 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | 0 |
21 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) | 0 |
23 Andre Lotterer (ALE/Caterham-Renault) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 479 |
2 Red Bull Racing-Renault | 305 |
3 Williams-Mercedes | 187 |
4 Ferrari | 178 |
5 Force India-Mercedes | 117 |
6 McLaren-Mercedes | 111 |
7 STR-Renault | 27 |
8 Lotus-Renault | 8 |
9 Marussia-Ferrari | 2 |
10 Sauber-Ferrari | 0 |
11 Caterham-Renault | 0 |
No Comment