Thunder e Heat começam a decidir as finais da NBA
Oklahoma City Thunder e Miami Heat começam a decidir hoje as finais da NBA. A primeira partida irá ocorrer no Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma City, casa do Thunder.
Durante a temporada regular, que este ano foi mais curta, com apenas 66 jogos devido ao Lockout, o Thunder conseguiu uma campanha de 47 vitórias e apenas 19 derrotas, se classificando para os Playoffs em segundo lugar na conferência oeste.
Nos Playoffs, o Thunder varreu (vitória por 4 jogos a zero em uma série de 7 jogos) o atual campeão, o Dallas Mavericks, nas quartas de final. Na semifinal encarou o Los Angeles Lakers e venceu por 4-1, e na final se recuperou de um resultado de 0-2 para o San Antonio Spurs, que ficou em primeiro lugar na temporada regular, para uma vitória de 4-2 na série.
Já o Heat, conseguiu uma campanha de 46 vitórias e 20 derrotas, também se classificando em segundo lugar na conferência leste. Na primeira rodada venceu o New York Knicks por 4-1, nas semifinais passou pelo Indiana Pacers por 4-2 e na final venceu o Boston Celtics por 4-3, tendo o jogo 7 como o de maior audiência na TV americana.
A série final será disputada da seguinte maneira: 2 jogos em Oklahoma City, depois 3 jogos em Miami, e depois mais 2 jogos em Oklahoma City. Lembrando que a primeira equipe que vencer 4 jogos, será a campeã desta temporada. O Thunder tem a chance de decidir em casa por ter feito melhor campanha na temporada regular.
As duas equipes tem feito uma temporada espetacular. Pelo lado do Heat, Lebron James, MVP da temporada regular, tem sido espetacular nos Playoffs. Com média de 30.8 pontos por jogo, 9.6 rebotes e 5.1 assistências, ele tem sido o cara do Heat nos Playoffs. Junto de James, Dwayne Wade vem com uma média de 22.9 pontos por jogo, e Chris Bosh, que se recuperou de uma contusão no abdômen, foi decisivo nos jogos 6 e 7 contra Boston nas finais de conferência.
Pelo lado do Thunder, Kevin Durant vem sendo o jogador mais importante da equipe com médias de 27.o pontos por jogo, 7.9 rebotes e 4.2 assistências por jogo nos Playoffs. Ao lado de Durant, Russel Westbrook tem médias de 2i.7 pontos por jogo, 5.1 rebotes e 5.6 assistências. James Harden, eleito o melhor sexto homem da temporada regular da NBA, também se mostrou decisivo nos Playoffs contribuindo com médias de 17.6 pontos por jogos, 5.2 rebotes e 3.3 assistências.
Existe um equilíbrio entre as duas equipes, porém alguns pontos podem ser cruciais. Pelo lado do Thunder, a juventude e a intensidade com que a equipe enfrenta seus adversários dentro e fora de casa pode ser determinante para o título. Kevin Durant já se mostrou decisivo anteriormente, e caso não sinta a pressão de jogar sua primeira final de NBA, pode ser o cara pelo lado de Oklahoma City.
No Heat, a ferida aberta pela derrota para os Mavs nas finais da temporada passada pode um diferencial para este ano. Lebron James, que já tem duas derrotas em finais de NBA, deve querer mostrar que pode ser decisivo nos momentos finais, e assim dar uma resposta aos seus críticos, que o execraram por desaparecer nos quartos períodos dos jogos das finais do ano passado. Dwayne Wade e Chris Bosh são melhores atletas que Westbrook e Harden, desequilibrando um pouco o embate para o Heat.
PALPITE DE CÍRIO OLIVEIRA: Kevin Durant tem uma habilidade atlética e uma qualidade técnica acima do normal. O Thunder tem energia e gana pelo seu primeiro título desde 1979 (ainda como Seattle Supersonics), mas acho que pode faltar experiência. Em Oklahoma, só a experiência de Derek Fisher, 5 vezes campeão pelos Lakers, não será suficiente. Pelo lado do Heat, Lebron James tem feito a melhor temporada da sua carreira e Dwayne Wade e Chris Bosh tem auxiliado a grande estrela da companhia nos momentos decisivos. Wade já tem um título, venceu com o Heat em 2006, e Lebron e Bosh já tem experiência em finais. Para mim, o Heat leva em 6 jogos.
PALPITE DE BRUNO SANTOS: O Thunder peca na inexperiência mas ganha em empolgação e tem em kevin Durant sua principal esperança. Já o Heat é meu franco favorito e, se Lebron James for decisivo como foi contra o Celtics não duvido do título. Mas que fique claro que torcerei para o Thunder. Para mim, também dá Heat em 6 jogos.
No Comment