Home»Futebol Internacional»O SEVILLA DANDO UMA AULA DE TRABALHO DE NICHO

O SEVILLA DANDO UMA AULA DE TRABALHO DE NICHO

0
Shares
Pinterest WhatsApp
Sevilla comemora o título da Liga Europa 15/16. FOTO: UEFA
Sevilla comemora o título da Liga Europa 15/16. FOTO: UEFA

O Sevilla tem dado uma lição de pensamento estratégico. Reconhecendo suas chances mínimas de título numa Champions League e até mesmo na Liga Espanhola – onde tem a infelicidade de rivalizar com Real Madrid e Barcelona, além de sofrer a concorrência do forte Atlético de Madrid – o clube achou uma competição onde é temido: a Liga Europa.

Mas calma! Não estou dizendo que é proposital. Nada disso. Até porque ninguém em sã consciência renegaria a Champions. Mas a verdade é que o Sevilla é a quarta força da Espanha e, para o azar dele, as três maiores forças do seu país estão também entre as dez maiores forças do continente. Ai, fica muito difícil mesmo. Agora, na Liga Europa, a coisa é diferente.

O título obtido sobre o Liverpool confirmou isso. O time parecia morto ao fim do primeiro tempo. Um belo gol de Sturridge colocou os Reds em vantagem e, ao que tudo indicava, em direção ao título. Porém, num segundo tempo avassalador, Gameiro, Koke (2) marcaram e garantiram o 3×1, que poderia ter sido muito mais.

Além de um inédito tricampeonato, o Sevilla conseguiu o penta da competição, o que faz do time o maior campeão da Liga Europa, mesmo somando os campeões da época em que ela se chamava Copa da UEFA e Taça da UEFA. Com isso, o time só tem menos títulos continentais que Real e Barça em seu país.

E o Sevilla não enfrentou apenas times de segundo escalão nesses títulos. O Liverpool nem precisa ser citado, pois é o time inglês com mais títulos continentais. O título sobre o Benfica confirmou a maldição de Bela Guttman sobre o gigante português. Aliás, o Porto, Tottenham e Steaua Bucarest também foram suas vítimas nesses cinco títulos, assim como duelos caseiros com o Espanyol, Valência e Athletic Bilbao. Ou seja, o nível é um pouco mais baixo, mas não é nem de longe fraco.

Se na Champions, por azar ou competitividade, o time não consegue sequer passar da primeira fase de playoffs – quando não cai na fase de grupos – o Sevilla foca na Uefa Europa League e, assim, construiu sua história internacional com cinco títulos em onze temporadas. Uma escolha de nicho perfeito até então. Vai criticar o time por se dedicar a uma competição na qual ele domina? Sinceramente, eu não.

Previous post

O REVOLUCIONÁRIO HOLANDA X URUGUAI DE 74

Next post

JOGADAS DA SEMANA | Gols pelo Brasileirão e Copas Europeias

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *