Home»Esportes Americanos»STANLEY CUP 2015 – BLACKHAWKS VS. LIGHTNING

STANLEY CUP 2015 – BLACKHAWKS VS. LIGHTNING

0
Shares
Pinterest WhatsApp

stanleycup15Hoje inicia a Stanley Cup, a final da NHL, que é o campeonato de Hóquei sobre Gelo dos Estados Unidos e Canadá. Quando Chicago Blackhawks e Tampa Bay Lightning adentrarem à pista hoje à noite para o primeiro combate da série “melhor de sete”, o Hóquei chegará ao seu momento mais sublime no ano.

Mal comparando, mas inevitável tocar no assunto, é o mesmo que ocorrerá no sábado, no futebol, quando Barça e Juve se enfrentarem pela final da Champions. É o suprassumo anual daquele determinado esporte acontecendo. Vale também citar as finais da NBA, com o melhor basquete do mundo esquentando as quadras e o Superbowl dando o habitual espetáculo no começo de fevereiro.

Nesta temporada, a Stanley Cup (que tem esse nome em homenagem a Lorde Stanley, Governador-Geral do Canadá que impulsionou o Hóquei no final do Século 19) promete, pois reúne o time com os melhores números de ataque da temporada regular, o Tampa Bay e a segunda melhor defesa da temporada inteira, o Chicago. É primeira vez em trinta anos que equipes com números tão expressivos chegam na disputa pelo título da NHL.

Chicago campeão do Oeste. FOTO: Harry How / Getty Images via Hockey Night Brasil.
Chicago campeão do Oeste. FOTO: Harry How / Getty Images via Hockey Night Brasil.

Os Blackhawks chegam com, além da segunda melhor defesa da temporada, um retrospecto recente de dar inveja, pois pode ser o terceiro título nas últimas seis temporadas; os dois títulos recentes foram as únicas finais disputadas; ou seja, quando chegaram, ganharam. Além disso, a tradição da franquia vem de longa data, pois o time de Chicago foi um dos seis fundadores da liga no início do século passado e já contam com cinco títulos nas treze finais disputadas.

Já Tampa Bay chega com um histórico bem mais tímido, mas com um título na galeria e relativamente recente, conquistado na Stanley Cup de 2004. Aquela foi a única final disputada pelo time da Flórida.

Liderados por Patrick Kane, Duncan Keith e Jonathan Toews, os Blackhawks travaram uma batalha de sete jogos contra o Anaheim Duks nas quartas de final da Conferência Oeste. Na semifinal, “varreram” o Minnesota Wild. Na final da conferência despacharam o Nashville Predators em seis jogos.

Tampa Bay campeão do Leste. FOTO: Jared Silber / Getty Images via Hockey Night Brasil
Tampa Bay campeão do Leste. FOTO: Jared Silber / Getty Images via Hockey Night Brasil

Tampa Bay chegou na Stanley Cup passando por New York Rangers nas quartas de final da Conferência Leste também em sete jogos. Nas semifinais, passaram por Montreal Canadiens em seis jogos para enfrentar o Detroit Red Wings na final da conferência em outra luta de sete jogos. Além do maior número de jogos nos playoffs, todos os três adversários são tradicionais e nunca vendem derrotas com facilidade. Liderados por Tyler Johnson, Nikita Kucherov e Steven Stamkos, Tampa Bay chega mais cansado, mas mais calejado para sua segunda Stanley Cup.

Na temporada regular, uma vitória para cada lado diante de seus respectivos torcedores. Os Blackhawks ganharam em Chicago por 3×2 no tempo extra (que ocorre quando a partida fica empatada no tempo normal) enquanto o Lightning ganhou por 4×0 em Tampa.

Os dois primeiros jogos, hoje e no próximo sábado, serão disputados na Flórida, na casa do Lightning. Depois a Stanley Cup vai para dois jogos em Chicago, o que deve ser o fiel da balança, pois os Blackhawks são os melhores mandantes dos playoffs, enquanto o Tampa Bay é o melhor visitante. Além disso, as únicas alegrias esportivas para a cidade de Chicago têm vindo dos Blackhawks, pois no basquete, no Futebol Americano e no Beisebol, os times locais não têm se dado muito bem, o que contribui para a pressão da torcida local ser ainda maior.

Interessou pelo Hóquei? Este é o momento! A Stanley Cup, como em todos os esportes americanos, são verdadeiros espetáculos. Além de termos o que há de melhor desse esporte, o entretenimento envolvido nos eventos que são os possíveis sete jogos é admirável. Os jogos terão transmissão no Brasil pela ESPN em seus diversos canais. E, claro, você acompanhará no Start Sports o desenrolar de mais este grande momento do esporte.

Previous post

O CAMPEÃO DA LIGA EUROPA E O CAMPEÃO DA PERSEVERANÇA

Next post

A NBA E SUA FINAL FORA DO PADRÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *