Home»+ Esportes»Jogos Olímpicos»SOCHI 2014 | O espírito olímpico está de volta, agora no inverno

SOCHI 2014 | O espírito olímpico está de volta, agora no inverno

0
Shares
Pinterest WhatsApp

sochi-2014E a chama olímpica será acesa mais uma vez! Começam nesta semana os Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade russa de Sochi. É quando o Movimento Olímpico e todos os seu ideais que compõe o “Espírito Olímpico” vão para o gelo e para a neve. De baixo vai ter só a temperatura, pois o nível é altíssimo.

A engenhosa ideia de trazer os esportes de inverno à tona é antiga. Inspirados na incursão do general Viktor Gustaf Balck, que criou no início dos anos 1900, os Jogos Nórdicos. Depois de muitas tentativas de inserir os esportes de inverno nos jogos de verão, finalmente, em 1924, o COI resolveu instituir que o país que realizasse as competições de verão, deveria realizar uma semana de esportes de inverno. Um ano depois, a competição disputada em Chamonix (Paris sediou o de Verão), foi tida como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

Competição de curling nos Jogos de Inverno de 1924. FOTO: Getty Images
Competição de curling nos Jogos de Inverno de 1924. FOTO: Getty Images

Com o passar do tempo, os jogos de verão e inverno passaram a ser realizados em países diferentes e, mais tarde, de quatro em quatro anos, porém,  de forma alternada. A transmissão televisiva aumentou sua visibilidade (cerca de 3 bilhões de pessoas acompanham as competições pela TV) e o patrocínio, que passou a figurar fortemente a partir da década de 70, fez dos Jogos Olímpicos de Inverno um evento tão rentável quando os Jogos de Verão. Ambos sofreram com o fantasma do doping e com os boicotes da Guerra Fria, viram regimes usá-los como ferramenta de propaganda e foram colocados sob dúvida em várias questões polêmicas. Faz parte da evolução do esporte.

Sochi é a primeira cidade de clima subtropical a receber os Jogos. Uma espécie de Rio de Janeiro da Rússia, a cidade construiu sua Vila Olímpica e seu Estádio Olímpico na costa do Mar Negro e todas as sedes de montanha estarão a 50 Km de distância, na região alpina conhecida como Krasnaya Polyana. Por outro lado, não será a última a gerar polêmica, pois o alto nível de corrupção por parte das autoridades russas envolvidas na preparação da cidade, a grande poluição e a repulsa a comunidade LGBT foram notícia antes mesmo dos Jogos.

Sochi promete competições acirradas no esqui. FOTO: COI
Sochi promete competições acirradas no esqui. FOTO: COI

A competição contará com 98 disputas em 15 esportes. Um recorde de 88 países classificaram atletas para competir, com destaque para os estreantes Dominica, Malta, Paraguai, Timor Leste, Togo, Tonga e Zimbabwe. Há também os que decidiram não mandar delegação, pois tinham apenas um atleta qualificado, como Argélia, África do Sul e Porto Rico.

Bolshoi Ice Dome, no parque olímpico de Sochi. FOTO: COI
Bolshoi Ice Dome, no parque olímpico de Sochi. FOTO: COI

O espetáculo no frio de Sóchi começa na próxima quinta e a cerimônia de abertura será na sexta. Naturalmente, é claro que vamos estar de olho!

 

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | NBA e gols de calcanhar e bicicleta

Next post

Seahawks atropelam Broncos e conquistam o seu primeiro Super Bowl

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *